O tegumento, composto pela pele e seus anexos — as glândulas sudoríparas, as glândulas sebáceas, os folículos pilosos e as unhas — constitui cerca de 16% do peso corporal.
A pele é composta pela epiderme (epitélio estratificado pavimentoso queratinizado), e pela derme (tecido conjuntivo).
Subjacente, unindo-a aos órgãos, há a hipoderme (fáscia subcutânea ou tecido celular subcutâneo), de tecido conjuntivo frouxo e adiposo.
No entanto, a hipoderme não faz parte da pele, apenas a une com os órgãos subjacentes.
Dependendo da espessura da epiderme, a pele é classificada em fina/delgada ou espessa/grossa, sendo esta última encontrada na planta do pé, na palma da mão e em algumas articulações.
A pele fina é encontrada no restante do corpo.
A derme une-se à epiderme através de suas projeções irregulares denominadas papilas dérmicas, as quais se encaixam nas cristas epidérmicas. Isso permite uma grande coesão entre essas camadas.
EPIDERME
Constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, sendo suas células mais abundantes os queratinócitos.
Apresenta cinco camadas, estando na seguinte ordem partindo da derme para a superfície: camada basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea.
O estrato basal possui células prismáticas ou cuboides, basófilas, repousadas sobre a membrana basal.
É rica em células-tronco e, por isso, também chamada de germinativa.
Apresenta intensa atividade mitótica, sendo responsável, junto com a camada espinhosa, pela renovação da epiderme.
As células da camada basal contêm filamentos intermediários de queratina, que aumentam de número em direção à superfície.
Os melanócitos são encontrados nesta camada e na junção da derme e epiderme.
A camada espinhosa possui células cuboides ou ligeiramente achatadas, com núcleo central e citoplasma com tonofilamentos (queratina) e expansões citoplasmáticas que se unem através de desmossomos, o que dá a célula um aspecto espinhoso.
A camada granulosa composta de células achatadas com núcleo central, que contém numerosos grânulos de querato-hialina (basófilos).
O estrato lúcido, evidente apenas na pele espessa, é formado por uma camada delgada de células achatadas, eosinófilas e translúcidas, sem núcleo e organelas (que foram digeridos por enzimas lisossômicas e desapareceram).
A camada córnea é constituída por células achatadas, mortas, sem núcleo e com citoplasma cheio de queratina.
Na pele fina, pode não ser possível observar a camada lúcida, a camada granulosa normalmente é muito delgada, além da camada córnea apresentar-se reduzida.
DERME E HIPODERME
A derme é formada por tecido conjuntivo, e localiza-se abaixo da epiderme.
É constituída de duas regiões distintas que são: a derme papilar que é a camada mais superficial e a reticular, mais profunda.
A derme papilar está localizada logo abaixo da epiderme, suas projeções formam as papilas dérmicas, é constituída por tecido conjuntivo frouxo.
A derme reticular, mais próxima a hipoderme, é constituída de tecido conjuntivo denso não modelado.
O limite entre essas duas camadas é pouco distinto. Ambas possuem muitas fibras elásticas.

PELE ESPESSA – H.E.
Constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, sendo suas células mais abundantes os queratinócitos.
Apresenta cinco camadas, estando na seguinte ordem partindo da derme para a superfície:
Camada basal (A);
Camada espinhosa (B);
Camada granulosa (C);
Camada lúcida (D);
Camada córnea (E).
DERME:
Camada papilar (seta preta): camada superficial da derme, composta de um tecido conjuntivo frouxo, faz interdigitações diretamente com a epiderme (papilas dérmicas), mas é separada dela pela membrana basal.
Camada reticular (seta verde): camada mais interna, composta de tecido conjuntivo denso não modelado rico em colágeno.
A interface entre a camada papilar e a camada reticular da derme é indistinguível porque as duas camadas são contínuas uma com a outra

PELE ESPESSA – H.E.
A derme contém os anexos cutâneos, os vasos sanguíneos e linfáticos, os nervos e as terminações nervosas sensoriais, que podem ser livres ou encapsuladas.
Na imagem, observa-se um corpúsculo de Meissner (seta preta), receptor sensorial da pele, frequentemente localizado na papila démica.

PELE ESPESSA – H.E.
A derme contém os anexos cutâneos, os vasos sanguíneos e linfáticos, os nervos e as terminações nervosas sensoriais, que podem ser livres ou encapsuladas.
Na imagem, observa-se um corpúsculo de Vater-Pacini (seta amarela), receptor sensorial da pele, frequentemente localizado na derme profunda e na hipoderme

PELE FINA – H.E.
Constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, mais delgado e mais simples, em relação a pele espessa.
Na pele fina, a camada granulosa normalmente é muito delgada, além da camada córnea apresentar-se reduzida.
Camada basal (A);
Camada espinhosa (B);
Camada granulosa (C);
Camada córnea (E).
Comentários